O grande Tim Burton traz com o seu novo filme o mundo vampírico e sobrenatural, um tema agora muito usado em cinema e séries. Como sabemos, Tim Burton, típico realizador de “amor-ódio” por parte do público, apresenta a sua perspetiva deste mundo, oferecendo como sempre o seu cunho pessoal já característico dos apreciadores.“Sombras da Escuridão” retrata um vampiro, tal como ouvimos nas histórias clássicas, chamado Barnabas Collins, que foi amaldiçoado por uma bruxa depois deste ter desprezado o seu amor. Foi-lhe concedido, assim, a ser imortal e permaneceu durante duzentos anos enterrado num caixão. Por puro acaso, Barnabas liberta-se do caixão e retorna para a sua casa, o que descobre que tudo está muito diferente perante os seus familiares extravagantes e à nova época que o rodeia. E, aqui nasce o humor negro deste filme, centrado na personagem de Barnabas, interpretada por Johnny Deep, que como sempre demonstra o seu brilhantismo e extravagância na sua representação. Face a isto, temos o horror e o dramatismo no decorrer da história, por sua vez bem encaixados perante a cena correspondente, mas que não foram realmente bem ajustados. Transmitiu alguma aleatoriedade no encaixe de certas cenas, desiludindo o público por alguma falta de coerência nesse sentido.

Ao invés disso, não deixa de ser “um filme à Tim Burton”, com toda a atenção aos pormenores de luzes, sombras, cores, efeitos visuais e aos cenários da típica época, muito bem caracterizada. Com um magnífico elenco de atores escolhidos à feição pelo realizador, sobrepõe-se à narrativa simples, levando o filme a ter a maioria das características típicas que Tim Burton habituou o público. Johnny Deep é a “chave” deste filme, monstrando mais uma vez o seu grande valor e a merecida oitava escolha por parte do realizador nos seus filmes. Juntam-se a Deep, a graciosa Michelle Pfeiffer, Eva Green como a bruxa má da história, a repetente Helena Bohham Carter e a novata Chloe Moretz.

Mesmo sendo um filme com alguns defeitos, é com bom agrado que se vê a singularidade de Tim Burton, numa comédia negra, no geral, bem conseguida. Um filme a ver!

Sombras da Escuridão
M12|Comédia, Fantasia|EUA|113m, IMDB: 6,5/10 (35,520 votos)
About these ads